terça-feira, 16 de novembro de 2010

A batalha por Cidadão Kane

Orson Welles desde muito pequeno era notado, todos diziam a ele que era maravilhoso. Aos 6 anos ficou órfão de mãe, aos 12 seu tambem faleceu. Quando tinha vinte anos, apenas com a experiência teatral do colégio conseguiu dirigir cerca de 100 pessoas que no início apenas sabiam ler, Welles dizia que sabendo isso poderia aproveitá-las e o resultado foi surpreendente, Orson conseguiu tirar o que de melhor eles tinham, produziu uma adaptação de Shakespeare com atores negros, chamada "Vodoo Macbeth".
Na mesma época Welles ingressou na rádio CBS e NBC em NY, enquanto outros atores ensaiavam semanas Orson chegava minutos antes e fazia grandes alterações no script. Welles certa vez notou que as pessoas tendiam a ficar comovidas quando um noticiário interrompia a programação da rádio. Por esse motivo certa noite simulou a entrada de notícias de ultima hora, anunciava que extraterrestres tinham sido vistos no céu, mais tarde pousavam e faziam feridos. A cidade estava em choque, os companheiros de rádio pediam que ele acabasse com a mentira, mas ele quis ir até o final, o diretor da rádio chegou de pijama pra averiguar o que acontecia no estúdio.
A repercussão positiva disso foi que Orson ganhou carta branca da RKO pra fazer 2 filmes. O primeiro deles seria "Cidadão Kane" que partiu de uma rivalidade iniciada por Willian Randolph Hearst, magnata das comunicações, que falava o que quisesse de quem fosse. Sobre a guerra que não aconteceu com Cuba ele disse para um fotógrafo "Arranje as imagens e eu arranjo a guerra". Welles não fugiu das garras de Hearst que criticou severamente seus trabalhos teatrais, então ele trabalhou no roteiro que era uma espécie de biografia de Hearst com algumas pitadas da própria vida de Orson Welles.
Assim como Kane: Hearst era um rico que desde muito cedo era assíduo apreciador de arte em geral, usava roupas de dândi, era educado, pedia para seus jornalistas fazerem coisas como pular de uma ponte para saber quanto demorava pro atendimento chegar. Fazia jornal para as massas. Controlava a mídia e Hollywood.Chegando em Nova York ofereceu salário maior para os jornalistas do jornal mais prestigiado da cidade pra trabalharem com ele no "The Examiner". Contratava bandidos pra tirarem os outros jornais de circulação nas ruas. Interferiu no confronto com a Espanha e quis propor os termos de paz com o rei. Foi eleito 2 vezes para o congresso e pouco aparecia no trabalho, tinha orgulho das faltas, a ele interessava o poder. Teve uma famosa amante, Marion Davies, e continuava com a esposa Louella Parsons.
Qunado os EUA entraram em crise Hearst vendia alguns dos seus bens que não eram poucos, tinha espalhados dezenas de depósitos com obras encaixotadas, a estimativa é que ele possuísse 25% de todos os objetos de arte produzidos. E Hearst assim como Kane, ou vice-versa, possuía a tal mansão que era praticamente um mundo particular, chamava de "o rancho". A solução para seu jornal foi abordar a vida do cinema, suas fofocas, inventou a exposição da vida dos atores para o grande público.
Welles partiu da figura desse excêntrico magnata que não media esforços pra fazer notícia e assim criar Charles Forster Kane, uma versão até mais coerente que Hearst.
Após a feitura do filme Hearst moveu mundos e fundos pra que "Cidadão Kane" não fosse distribuído, ameaçou a RKO, levantou a ficha de Welles e expos o romance dele com Dolores Del Rio. Após impasses o filme saiu, das 9 indicações ao Oscar levou apenas a de melhor roteiro.
Welles tornou-se tão famoso quanto Rooveselt, seu auge foi dos 25 anos até 2 ou 3 anos seguintes.
O filme foi o único vencedor entre a rivalidade que existia entre Welles e Hearst, pois estava em termos de composição cerca de 4 décadas na frente dos seus contemporâneos. Welles depois do auge passou a vida isolado como Kane. Hearst faleceu 10 anos após o lançamento do filme. Orson Welles disse que gastou 2% do tempo com cinema e 98% com politicagem, o cinema é uma arte cara. Sobreviveu fazendo comerciais, projetos pequenos e irritava-se com facilidade atuando nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário